logo RCN

Um Rodeio Macanudo

  • - Momento da Oração da Ave Maria foi um dos destaques da programação

Momento da Oração da Ave Maria foi um dos destaques da programação.

A padroeira do Brasil também é a padroeira dos rodeios. Não se sabe ao certo quando começou, mas a tradição de homenagear Nossa Senhora Aparecida nos eventos tradicionalistas é feita com muito louvor e devoção.

A Oração da Ave Maria, no último sábado, no 4º Rodeio Crioulo Interestadual do CTG Macanudos, não foi diferente. Um grande público acompanhou a programação religiosa e se emocionou com as lindas palavras do narrador Miguel Pereira, conhecido como Trovão do Oeste.

A amizade foi o tema principal da Oração. Foi através dela que o CTG Macanudos surgiu há alguns anos no município de Seara. O Pai Nosso e a Ave Maria foram entoados por crianças, acompanhadas por milhares de pessoas que assistiam da arquibancada e que ouviam de casa através da transmissão da Belos FM. O momento, com certeza, é especial, sobretudo para os peões, que, com muita fé, pedem proteção à Virgem Santa.

Clarice Stevens Zanco, moradora do bairro São Daniel (Cohab), em Seara, faz questão de prestigiar o momento, pois é devota de Nossa Senhora e sempre se emociona com as mensagens. “É lindo de ver, especialmente com a participação das crianças, pois é importante cultivar a fé desde cedo”.

A programação do Rodeio do CTG Macanudos também contou com diversas provas campeiras, fandangos, domingueira, churrasco e carreteiro. O acesso ao parque foi totalmente gratuito nos três dias de evento, realizado de 19 a 21 de abril. Para o patrão do Centro de Tradições Gaúchas, Neuri Lorenzetti, o Niki, houve a presença maciça da comunidade, tanto na parte do rodeio quanto nas bailantas. “Superou todas as expectativas. Na sexta-feira foram servidas mais de 700 jantas, no sábado vendemos mais de 600 quilos de carne e no domingo foi acima do esperado. Estávamos preparados para vender em torno de 400 quilos de carne e foram comercializados mais de 550 quilos. Lotou nosso parque de Rodeio. A gente tem só a agradecer a todos que participaram. O tempo também ajudou, pois os dias estavam muito bonitos”.

Conforme a organização, 64 equipes participaram das provas de laço. A estrutura do galpão, da cancha e de todo o terreno do Macanudos foi bastante elogiada pelos visitantes. “Hoje nosso CTG é uma referência no Oeste de Santa Catarina. Quem vem nos visitar se encanta com a beleza do local. Lógico, é um CTG novo, bem planejado e aconchegante. Eu sempre digo que nós temos a estrutura, mas o nosso maior patrimônio é o público”, comenta Niki.

O patrão ainda fez questão de agradecer os mais de 240 patrocinadores. “Sem eles não teria como fazer um rodeio, porque precisa de muitos recursos. Só temos a agradecer aos nossos parceiros, todos que colaboraram, a patronagem, quem se empenhou nas campeiras e no trabalho em geral. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, prefeitura e a imprensa. Seara está de parabéns, porque você planeja um evento e o povo comparece. O CTG Macanudos está sempre de portas abertas”.


Destaques

As disputas campeiras iniciaram na sexta-feira e finalizadas no domingo. Entre os destaques nas competições estão Bernardo Francescon, campeão da Força A; CTG Estância do Canhadão de Xaxim, primeiro lugar na categoria equipe; Caroline Francescon, campeã no duelo de prendas Força A Adultas; e Luis Fantin, campeão do Troféu Cidade.

Primeira parte em fase de conclusão Anterior

Primeira parte em fase de conclusão

Dia do Trabalhador é lembrado Próximo

Dia do Trabalhador é lembrado

Deixe seu comentário

Geral