logo RCN

Enxurrada com transtornos e prejuízos

Temporal arrancou árvores, causou alagamentos e provocou danos

O município de Xavantina foi surpreendido por um forte temporal, com chuva intensa, trovoadas, raios e vento na madrugada e no início da manhã do sábado, dia 19. O grande volume de chuva em curto espaço de tempo causou alagamentos pontuais, queda de muros e de barreiras na cidade e em algumas comunidades do interior.
As estradas também foram bastante danificadas onde a chuva foi mais forte. O vento arrancou árvores por inteiro e algumas delas caíram sobre a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia elétrica em diversas comunidades. Conforme levantamento realizado pela Defesa Civil do município, houve estragos da área central e também em localidades do interior.
Ainda no fim de semana a energia elétrica foi reestabelecida em Xavantina. Durante a semana o trabalho foi de recuperação das estradas, organização e limpeza dos locais atingidos. Conforme a coordenadora da Defesa Civil de Xavantina, Izilde Fazolo, foram vários danos causados tanto no interior quanto na cidade. “Destaco parte das comunidades de Passo das Antas, Guararapes, Quatro Irmãos, linha Sete de Setembro e São Miguel. Onde passou o vento, foi grande o estrago”.
Na cidade, o grande volume de chuva em um curto tempo causou alagamentos. “Enfrentamos um problema na cidade na rua Prefeito Rebelatto, com alagamento em algumas casas, inclusive uma família perdeu quase todos os móveis, pois a água invadiu a residência”. Izilde ressaltou que “foi um dano bem grande e estamos fazendo os encaminhamentos junto à Defesa Civil do Estado”. Lembrou que “decretamos situação de emergência por causa da estiagem em 26 de março. Estamos com essa situação ativa ainda, porque são 180 dias. Vamos ver a melhor forma de trabalhar, mas sabemos que nada volta a ser como antes, mesmo com a intervenção da Defesa Civil”. 
De acordo com Izilde, “na questão das lavouras houve prejuízos com danos na agricultura, especialmente na plantação de milho e sorgo, sem falar da questão de energia elétrica”. No interior, além do transtorno com a falta de energia, as estradas foram bastante danificadas. Mais de 50% da malha viária sofreu danos. Na avaliação da Secretaria de Obras, Transportes e Urbanismo, serão necessárias várias semanas ou até meses para deixar as vias em perfeitas condições, mas não há ninguém sem acesso. O município ainda contabiliza os prejuízos.

Chapecó

Outras cidades da região também foram atingidas pelo temporal do último sábado. Em Chapecó, por exemplo, foi registrada uma microexplosão com chuva e ventos fortes que destelharam casas e danificaram estruturas de empresas. O município decretou situação de emergência.

Prêmio inédito para Concórdia Anterior

Prêmio inédito para Concórdia

Inicia a contagem regressiva para regularização do título Próximo

Inicia a contagem regressiva para regularização do título

Deixe seu comentário

Geral