Noite de eventos culturais e homenagens

-
- Projeto “Vozes da Esperança” também foi apresentado no evento comemorativo
Entidade searaense comemora 28 anos de trabalhos na prevenção contra o câncer.
O documentário “Mãos que constroem a prevenção” sintetiza a atuação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ao longo de 28 anos em Seara. Em cerca de 17 minutos de vídeo, depoimentos das ex-presidentes e relatos da comunidade contam a história da entidade, com destaque para a bravura e dedicação das voluntárias nessas quase três décadas de atuação.
A produção audiovisual foi apresentada à comunidade na sexta -feira, 6 de junho, no Auditório Municipal Waldir Tochetto. O vídeo foi produzido e dirigido pela CiaCom de Concórdia com auxílio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e apoio da Grafopel Embalagens e Rótulos, Despachante Severino Benetti, Desenho Manutenções e Transportes, Casa Raquel Decorações, Evangelista Artefatos de Cimento e Mármores e Granitos, Supermercado Tartari, Perin Seguros e voluntária Gercemina Paludo.
Estão registrados no documentário as tratativas para fundação da Rede Feminina de Seara em 1997, além das ações e projetos desenvolvidos por cada uma das presidentes:Vandeley Luiza Gheno (1997 a 2002), Gercemina Paludo (2003 a 2016), Teresa Begnini Benetti (2017/2018), Maria de Lourdes Kraemer (2019/2020), Eni Sabadin Tartari (2021/2022), Neiva Gris Mariani (2023/2024) e atualmente Sonia Maria Balsan Cerutti (2025/2026). Destaque para a construção e inauguração da sede própria em 2014, a criação do grupo oncológico Só Vitoriosas e os projetos Bem-Estar; Máscaras do Bem; Tarde Rosa na Praça; Pizza Rosa; Terapias Integrativas, Fios de Alegria; e Troco Solidário. Nesses 28 anos, as voluntárias também realizaram vários eventos, entre eles palestras, pedágios, Caminhada Rosa, bazar com produtos cedidos pela Receita Federal, Chá Rosa, varal da toalha e brechós.
A produção emocionou o público presente. Ao longo de todos esses anos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Seara mantém a essência e a missão de contribuir para a prevenção do câncer e melhoria na qualidade de vida das pacientes, que já chegam a oito mil mulheres. Conforme a presidente Sonia Cerutti, “o documentário foi produzido ao longo dos últimos seis meses e gerou um material riquíssimo. É um registro do legado histórico que ficará como exemplo, valorizando quem fez e quem está dando continuidade a essa linda história de amor à vida, através do trabalho de prevenção”.
No evento especial também foi apresentado o projeto “Vozes da Esperança”, com a apresentação de cinco canções pelas voluntárias da Rede. A iniciativa foi idealizada pelo professor da Casa da Cultura, Marciano Kraus.
Foi uma noite de muitas lembranças e homenagens. Todas as enfermeiras que atuaram na entidade foram mencionadas, assim como a primeira mulher a ser atendida em 1997, dona Zelinda Marafon Nardino. Também estiveram presentes representantes da Rede Feminina de Concórdia, entidade que amadrinhou Seara no início das atividades.
Documentário
Conforme informações repassadas pela presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sonia Cerutti, o documentário “Mãos que constroem a prevenção” será exibido durante visitas à entidade. “O material será utilizado para o projeto Rede de Portas Abertas, onde o apresentaremos para as pessoas da comunidade”.
Deixe seu comentário