CRE tenta viabilizar Escola Cívico-Militar no município
-
- EEB Seara poderá adotar o sistema cívico-militar a partir de 2026
Novo modelo de ensino funcionaria na EEB Seara a partir do ano que vem.
O período de matrículas para as escolas da rede estadual de Santa Catarina, de acordo com informações repassadas pela 31ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Seara, iniciou às 13h do dia 13 de novembro e se encerrou às 17h de ontem, dia 21 de novembro. As inscrições foram realizadas exclusivamente pelo site matriculaonline.sed.sc.gov.br, com acesso pelo gov.br.
Na segunda-feira, 24, às 17h, será realizado o sorteio das vagas. A lista com os nomes dos estudantes selecionados será divulgada em seguida para que as famílias possam confirmar a matrícula na unidade escolar. Para a garantia da efetivação, os pais ou responsáveis legais deverão apresentar cópia da Certidão de Nascimento/Carteira de Identidade do estudante; cópia do CPF do estudante; Histórico Escolar (no máximo até 30 dias após o início do ano letivo de 2025); Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o estudante está frequentando em 2024; cópia do comprovante de residência atualizado (até três meses); uma foto 3×4 (opcional); Carteira de Vacinação e/ou declaração da Unidade Básica de Saúde; e cópia do CPF do Pai/Mãe ou responsável legal.
A entrega da documentação deverá ser feita pelos pais ou responsáveis diretamente na unidade escolar entre os dias 25 e 27 de novembro, no horário de atendimento de cada instituição. O não comparecimento resultará em cancelamento automático da pré-matrícula.
Segundo a CRE, a conferência do zoneamento será realizada na entrega da documentação, conforme edital, sendo que as inscrições fora dos critérios estabelecidos pela legislação serão canceladas. Para matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental, o estudante deve completar seis anos até 31/03/2026, conforme legislação vigente. Para mais informações, os pais podem procurar diretamente a Coordenadoria Regional, as escolas da rede estadual ou consultar o site matriculaonline.sed.sc.gov.br.
Outro assunto em destaque é o processo de implantação de uma instituição de ensino cívico-militar em Seara. A supervisora da 31ª CRE, Sandra Anater, confirmou ao Folhasete nesta semana que “atendendo a uma demanda apresentada pelo Governo do Estado e dialogando com solicitações da própria rede escolar, iniciaram-se em outubro as tratativas para que, a partir de 2026, a Escola de Educação Básica Seara passe a integrar o modelo de Escola Cívico -Militar”. O processo ainda se encontra em construção. “Reuniões envolvendo equipe gestora, professores, Conselho Deliberativo, APP, Coordenadoria Regional de Educação e Polícia Militar já foram realizadas e novas informações serão divulgadas à comunidade escolar conforme o andamento das deliberações”. Os estudantes da EEB Seara devem realizar o procedimento de inscrição normalmente junto à escola, observando os prazos definidos pela rede estadual.
Valores
A coordenadora regional da Educação, Sandra Anater, deu mais detalhes sobre a possível mudança. “É importante esclarecer que o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina foi criado com a intenção de reforçar valores como disciplina, respeito e civismo, além de contribuir para a redução da violência e do abandono escolar”. No modelo adotado pelo Estado, os profissionais civis permanecem responsáveis pela gestão pedagógica, administrativa e pelo trabalho docente, preservando a organização escolar já existente. “A participação militar ocorre exclusivamente na função de monitoria, exercida por militares da reserva estadual. Esses monitores atuam no desenvolvimento de ações voltadas à formação ética e cidadã, incentivando comportamentos responsáveis no ambiente escolar e fora dele”.
Futuro da Casa Familiar ainda está indefinido
Nos últimos dias, diversos boatos têm circulado sobre o possível fechamento da Casa Familiar Rural (CFR) Ludovico de Marco, localizada no distrito de Caraíba. A Instituição atende jovens do Ensino Médio Técnico em Agricultura, integrado ao ensino regular por meio da metodologia da Pedagogia da Alternância. Em resposta aos rumores, a Coordenadoria Regional de Educação de Seara, através da supervisora Sandra Anater, informou que “para 2026 terá uma novidade significativa para a região no campo da formação profissional”.
O Estado está reestruturando os cursos técnicos ofertados e todas as Casas Familiares do território catarinense passarão a ofertar o Curso Técnico em Agropecuária. “Atualmente, a CFR de Seara oferta o curso de Técnico em Agricultura, que será substituído pelo novo itinerário formativo. Contudo, enquanto a matriz curricular do Curso Técnico em Agropecuária aguarda aprovação do Conselho Estadual de Educação, ainda não é possível efetivar novas matrículas”. Assim, os estudantes interessados em iniciar suas atividades na Casa Familiar em 2026 devem registrar esse interesse junto à EEB Seara e realizar sua matrícula regular na escola de ensino médio de seu município de residência. “Após a aprovação da nova matriz curricular, a Casa Familiar entrará em contato com as famílias para proceder a transferência dos alunos”.
Deixe seu comentário