Cerimônia do Jaleco marca início da 7ª turma de Medicina da UNC Concórdia |
Moradia é tema da Campanha da Fraternidade
-
- Moradia é tema da Campanha da Fraternidade
Vamos atravessar o limiar de um tempo sagrado que não se mede apenas pelos dias no calendário, mas pela profundidade com que permitimos que Deus nos transforme.
Para os cristãos, é um dos períodos mais densos de sentido, um chamado urgente à entrega verdadeira, de corpo, mente e espírito.
Na próxima quarta-feira inicia mais uma Quaresma que não deve ser vista tão somente como mera tradição, mas como um caminho que o Evangelho de Jesus ilumina com força e ternura. É tempo de silenciar os ruídos, confrontar nossas sombras e permitir que a Palavra penetre onde ainda resistimos.
O pároco da Igreja Matriz São Daniel de Seara, Itamar Belebom rememora que com a Quarta-feira de Cinzas, a Igreja revive os 40 dias para “fazer um caminho chamado de conversão, de arrependimento, de busca e de volta dos valores em que em algum momento da nossa vida vamos perdendo, especialmente os valores cristãos”. Explica que o momento nos lembra os 40 dias de Jesus no deserto e os anos em que o povo de Deus caminhou para chegar à terra prometida. “Então, é um número simbólico para dizer que é um tempo necessário que temos para refletir sobre nossas vidas, projetos e atitudes, tudo em vista do Reino de Deus, pois o significado espiritual é um tempo de profundo conhecimento sobre nós mesmos e de nossas práticas para bem agirmos como cristãos na sociedade em que vivemos”.
Junto com o tempo quaresmal ele ressalta que a Igreja nos convida pelo Evangelho a três práticas importantes - jejum, oração e caridade. “E o sentido de cada uma delas é o critério que Jesus nos estabelece para que possamos sentir a partir da nossa vida, da nossa existência, como podemos nos qualificar melhor como cristãos. Sendo pelo jejum, para estar em sintonia com tantas pessoas que não tem o que comer, o que vestir e onde morar; pela prática da oração, que segundo o pároco, se não cuidarmos ela acaba se perdendo; e pela prática da caridade do amor, que são pedidos contidos no Evangelho para nos colocarmos no lugar do outro e reforça que a vivência da Quaresma é o preparo para a Páscoa.
Alinhado a esse período, o padre Itamar comenta que a Igreja do Brasil nos convida a viver também a Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como tema “Fraternidade e moradia”, e o lema retirado do Evangelho de João - “Ele veio morar entre nós”. O objetivo geral “é promover a boa nova do Reino de Deus em espírito de conversão quaresmal à moradia digna como prioridade e direito junto aos demais bens e serviços essenciais de todas as pessoas”. Esclarece que o compromisso de reflexão é uma busca de conversão pessoal e também social.
O padre Itamar deixa uma mensagem à comunidade e aos cristãos. “Que façamos esse caminho de forma bonita e que esse período seja fecundo, propício e oportuno para vivermos bem a nossa vida, realinharmos a nossa sintonia com Jesus, seu projeto e ensinamentos, fazendo da nossa vivência um testemunho. Desejo uma boa caminhada quaresmal às nossas comunidades e lideranças”.
Deixe seu comentário