O espetáculo da dança

-
- Caminhos cruzados - Xavantina
Grupos da região conquistaram boas colocações.
Promovido pela Fesporte, o Festival Escolar Dança Catarina chega à 25ª edição, com a missão de incentivar a expressão artística, a criatividade e a valorização da cultura nas escolas de todo o Estado. Nesta semana, dias 25 e 26, mais de 350 estudantes de Arabutã, Itá, Lindóia do Sul, Seara e Xavantina participaram da etapa mesorregional do Festival.
O Ginásio Municipal Hermes Pierozan, de Itá, ficou lotado para prestigiar os jovens bailarinos. Os temas trabalhados neste ano pelos professores/coreógrafos foram escolhidos dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os assuntos da Temática 1 são relacionados ao meio ambiente e recursos naturais (água potável e saneamento, desenvolvimento sustentável, energia limpa, clima e ecossistemas). Já a Temática 2 aborda questões referentes a sociedade e economia (erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho, inovação, cidades, paz e redução de desigualdades). As danças populares também integram o evento, valorizando os diferentes povos e as manifestações culturais.
Lindóia do Sul foi destaque nas duas noites do Dança Catarina. Os 14 trabalhos inscritos foram premiados com cinco ouros, oito medalhas de pratas e um bronze. Conforme a coreógrafa Dirlene Muraro, as coreografias são inéditas para o Festival. “Todas foram montadas a partir de muito estudo. Os temas utilizados foram: poluição dos oceanos, tráfico de animais, queimadas, desmatamento da Amazônia, racismo, dependência de drogas, excesso de uso de telas e esperança de um mundo melhor”. Nas folclóricas, estiveram em evidência as culturas brasileiras como Boi-Bumbá, Coco do Norte e dança Junina, e também de outros países, como Pacasito Peruano e a dança russa Kalinka. “Estamos muito orgulhosos dos resultados, mas principalmente, felizes por passar ao público a mensagem sobre as atitudes que temos que mudar para salvar nosso planeta”, comenta Dirlene, que há 17 anos trabalha com as oficinas de dança de Lindóia do Sul (Grupo Dançarte).
O município de Xavantina também celebra as premiações das quatro coreografias apresentadas (três em primeiro lugar e uma com a terceira colocação). A coreógrafa Caroline Grando iniciou o projeto em abril deste ano. “Em apenas quatro meses já pudemos viver uma experiência incrível participando do Dança Catarina. Muitos dos alunos já tinham algum contato com a dança, mas para a maioria foi a primeira vez em uma competição, a primeira vez sentindo o frio na barriga no palco e experimentando a rotina dos ensaios intensos”. Acrescenta que “desde o início tivemos um apoio fundamental da Administração, de toda a equipe da Casa da Cultura e das famílias, que abraçaram o projeto e acreditaram na força transformadora da dança e no potencial dos alunos. Graças a todo esse esforço coletivo e graças a Deus, os frutos vieram. E mais do que as medalhas, esse resultado mostra o quanto a dança é capaz de unir, motivar e transformar vidas. Eu acredito muito que esse é apenas o começo de uma história linda que estamos construindo junto ao município de Xavantina”.
Seara esteve nos pódios com a Escola Núcleo Lira Camilla Petry. Com os alunos do educandário conquistaram um segundo lugar e dois terceiros com “Alma Cigana”, “Você Chegou” e “Na alegria do Carimbó”. Os professores responsáveis, Francine Battistella e Jandrei Maciel destacam o empenho de toda a equipe escolar e das famílias na criação das coreografias, confecção dos figurinos, ensaios e apresentação. “É gratificante saber que recebemos o desafio e o trabalho foi realizado com sucesso. Estamos com os corações cheios de gratidão e felicidade”.
Duas coreografias da EEB Arabutã também foram premiadas. “Dançando Tradições” com o primeiro lugar em Dança Popular - Juvenil e “Corações em trincheiras” com o terceiro lugar em Temática 2 - Infantil, da coreógrafa Adriana Bock.
Festival
Após a realização das 20 mesorregionais, haverá as etapas regionais do Dança Catarina. No Oeste, Xanxerê será sede da competição nos dias 16 e 17 de outubro. Estão classificadas as coreografias que ficaram em primeiro e segundo lugares nas três modalidades do Infantil e Juvenil. Para conferir a premiação completa do evento em Itá, acesse os QR Codes:
Deixe seu comentário