logo RCN

Seara conta com novos cuidadores

  • - Capacitação foi realizada em nove encontros com profissionais habilitados

Turma que concluiu a fromação teve 66 pessoas capacitadas.

O município de Seara concluiu na sexta-feira, 14, a primeira turma do Curso de Cuidador de Idoso, iniciativa que reforça a importância de preparar a comunidade para atender, com responsabilidade e sensibilidade, a população da terceira idade. Em um cenário de envelhecimento acelerado, formar pessoas capacitadas significa garantir mais segurança, qualidade de vida e acolhimento.
A formação dos 66 participantes foi realizada em nove encontros ao longo dos meses de outubro e novembro. As Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social foram as responsáveis pela programação didática e cedência dos profissionais que ministraram palestras importantes sobre valorização da vida, saúde do idoso, alimentação saudável, atenção bucal, orientações farmacêuticas e com fonoaudiólogo, violência e maus tratos, direitos dos idosos, atividades físicas e cuidados posturais, além de atividades recreativas. O Corpo de Bombeiros Militar também contribuiu com informações relevantes sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.
Dona Salete Fátima Minella, 62 anos, é agente de saúde e fez o curso com o objetivo de entender as necessidades da pessoa idosa. “É importante aprender mais sobre o assunto para lidar e conversar com os idosos que eu visito. Também para cuidar da família e, quem sabe, de outras pessoas na terceira idade”. Para Juraci Martello Hermes, 68 anos, “o curso foi ótimo. Todos os palestrantes foram sensacionais. Minha mãe tem 96 anos, então senti a necessidade de me capacitar para melhor atendê-la e futuramente cuidar de outros idosos”.
Conforme o prefeito de Seara, Beto Gonçalves, o índice de envelhecimento das pessoas está crescendo, o que justifica a importância de programas específicos. “Hoje, a expectativa é que até 2030 cerca de 30% da população do nosso país seja formada por idosos e o município de Seara já está preocupado com essa situação”.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Nelson Carpe da Silveira, ser um cuidador não é apenas uma profissão ou um trabalho. “É humanização. É dever nosso olhar para o próximo e atender bem as pessoas”. A secretária municipal da Saúde, Luciane Culimann, confirmou a intenção de realizar mais edições do curso. “Existem muitas pessoas que precisam de cuidados. É minimamente o que podemos proporcionar para alguém, quando não consegue mais cuidar de si próprio, ter dignidade”.

Casa de Apoio

Durante a formatura do Curso de Cuidador de Idoso, o prefeito Beto Gonçalves confirmou a instalação de uma Casa de Apoio à Pessoa Idosa (CAPI) em Seara a partir de janeiro de 2026. Os recursos estão confirmados através de um convênio com o Governo do Estado. “É um local onde esses idosos vão poder passar o dia com atividades físicas, oficinas, alimentação na hora correta e encaminhamento da medicação, porque a gente sabe que às vezes o idoso acaba ficando sozinho”. O espaço está sendo viabilizado, assim como as contratações necessárias. “A gente estima que o investimento para o funcionamento no primeiro ano vai superar a casa de R$ 1 milhão. Pretendemos atender no início 20 idosos, que vão passar por uma seleção da Assistência Social”.

Eleição será na próxima sexta-feira Anterior

Eleição será na próxima sexta-feira

Novos bombeiros comunitários formados Próximo

Novos bombeiros comunitários formados

Deixe seu comentário

Geral