logo RCN

A hora e a vez dos homens

  • - Atenção voltada à saúde do homem

Foco principal da campanha é o câncer de próstata.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para este ano 71.730 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Depois do câncer não cutâneo, este tipo de neoplasia que apresenta maior frequência e impacto na população masculina.
Dados do sistema de informações sobre mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, entre 2023 e 2024, ocorreram 17.093 óbitos em decorrência da doença, o que significa 47 mortes por dia. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, as doenças da próstata representam 29% de todos os casos de câncer no sexo masculino no Brasil.
Em Seara todas as unidades de saúde estão programadas para receber os homens e realizar seus exames de prevenção. Neste mês de novembro em especial, os médicos darão atenção especial ao tema.
Conforme a secretária da Saúde de Seara, Luciane Culimann, não haverá Dia D. “Porém, em todos os dias os postos de saúde atenderão pedidos de exames. Os profissionais estarão disponíveis para atender com atenção a todos os homens que procurarem por consulta. Nos postos do interior seguiremos a rotina de atendimento semanal e também recepcionando de forma especial os pacientes que buscarem atendimento”.
Luciane lembra que manter os exames em dia é fundamental para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. “Quando identificadas no início, as chances de tratamento e cura são maiores. O acompanhamento regular permite detectar outras condições comuns nos homens, como hipertensão, diabetes, dislipidemias e doenças cardiovasculares, que muitas vezes não apresentam sintomas nas fases iniciais. Cuidar da saúde preventivamente é uma forma de garantir mais qualidade e ter maior expectativa de vida, evitando complicações que poderiam ser facilmente tratadas se descobertas a tempo”.
Um dos maiores desafios é romper barreiras culturais e comportamentais. “Muitos homens ainda têm resistência em procurar o médico por medo, vergonha ou pela falsa sensação de que não precisam de cuidados se não houver sintomas. Além disso, a rotina de trabalho e a falta de tempo também são fatores que dificultam a adesão. Por isso, campanhas como o Novembro Azul são tão importantes, pois ajudam a quebrar tabus, incentivar o autocuidado e mostrar que prevenir é um ato de responsabilidade e amor próprio, não de fraqueza”. Para Luciane Culimann, “o papel do médico é aproximar esse público, acolher sem julgamentos e mostrar que o cuidado com a saúde deve ser contínuo, e não apenas quando há doença”.

Conscientização

A Secretaria da Saúde de Seara convida todos os homens a adotarem medidas de prevenção. “As recomendações são para que na faixa etária recomendável, a partir dos 50 anos, façam o exame de próstata. E quem tem histórico familiar que monitore a partir dos 45, lembrando que é preciso ficar atento a qualquer alteração e fatores de risco a partir dos 40 anos”, finaliza a secretária Luciane Culimann.

A hora e a vez  dos homens Anterior

A hora e a vez dos homens

Sábado foi de mobilização em Seara Próximo

Sábado foi de mobilização em Seara

Deixe seu comentário

Geral