logo RCN

Campanha é encerrada com trilha ecológica

  • - Auditório ficou lotado para o Seminário Ecologia e Qualidade de Vida

Seminário lotou o auditório da Câmara de Vereadores de Seara.

A Campanha Setembro Verde de 2025 foi concluída no domingo, 28, com a Trilha Ecológica, realizada em Arvoredo. A mobilização iniciou ainda no final de agosto, com a Live de Lançamento.
Um dos pontos altos da programação deste ano aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 26 de setembro, com o Seminário “Ecologia e Qualidade de Vida”. O evento foi realizado no Auditório da Câmara de Vereadores de Seara, que ficou lotado para a palestra com o médico oncologista e especialista no tratamento do câncer, Marcelo Moreno.
Natural de Ijuí-RS, Marcelo Moreno é formado pela Universidade Federal de Santa Maria, com residência médica em Porto Alegre. Ele falou sobre “Ecologia e qualidade de vida - aspectos da saúde humana”. O médico atua há mais de 20 anos em Chapecó e enfatizou sua formação profissional e de vida, extremamente ligada à natureza. Salientou a importância da alimentação consciente e do diagnóstico precoce no enfrentamento do câncer. Com uma carreira que alia prática médica, pesquisa e ensino, o profissional atua especialmente nas áreas de mastologia e oncologia.
Marcelo Moreno também é mestre em Engenharia Biomédica e doutor em Cirurgia Radioguiada, com pós-doutorado em Genômica no Hospital do Câncer de São Paulo. Além disso, é apaixonado por fotografia e defensor da conexão com a natureza como forma de promover saúde e bem-estar. O oncologista enfatizou que, embora o câncer possa atingir qualquer pessoa, é possível reduzir riscos com pequenas atitudes diárias. “Não conseguimos nos proteger 100% de tudo, mas nossas escolhas fazem diferença”, afirmou. Ele relacionou diretamente o aumento dos casos da doença ao estilo de vida moderno. “Alimentação industrializada, agrotóxicos e sedentarismo influenciam nos casos de câncer”.
Marcelo também criticou algumas práticas comuns na produção alimentar. “Produzir em larga escala sem cuidado e ética nos desconecta da essência da vida”. Ainda alertou para os perigos no uso e exposição aos agrotóxicos. “Os brasileiros consomem cinco vezes mais veneno do que os europeus. O Brasil é o país que mais consome veneno no mundo”. Também relacionou o uso de agrotóxicos com a incidência de câncer e a preocupação com a contaminação da água, do ar, do solo e dos alimentos.
O especialista lembrou que a prevenção é mais eficaz do que o tratamento. “O diagnóstico precoce salva vidas. O câncer de mama, por exemplo, se detectado no início pode ser curado em até 90% dos casos”, reforçou. Ele também desmentiu mitos, como o de que mamografia causa câncer ou de que protetor solar faz mal à saúde, classificando essas alegações como “Fake News perigosas”.
O médico abordou a crescente incidência de câncer em pessoas jovens e alertou para a urgência de mudanças no estilo de vida. “Temos visto cada vez mais pacientes com menos de 30 anos com a doença. Isso é preocupante”. Ele incentivou a comunidade local a se engajar em projetos que promovam saúde, a prática de exercícios físicos e sustentabilidade. “Conheci aqui em Seara iniciativas incríveis, como a do Setembro Verde, que caminham nesse sentido. Se cada um fizer sua parte, temos chance de um futuro mais saudável e justo.”

Teatro

O Seminário “Ecologia e Qualidade de Vida” também contou com o lançamento do vídeo institucional da Campanha Setembro Verde e a apresentação de uma peça teatral sobre alimentação orgânica. O teatro foi comandado pela professora searaense Leila Cosmann, com a participação dos alunos das oficinas culturais de Xavantina. Para o coordenador do Setembro Verde, Valdir Magri, “foi um Seminário da melhor qualidade e é o que se propõe a Campanha, trazer a cada ano uma qualificação, algo de novo, inovador, e a palestra com o doutor Marcelo Moreno realmente foi um grande momento para a comunidade que esteva presente”.

Sábado foi de mobilização em Seara Anterior

Sábado foi de mobilização em Seara

Ações para prevenção da saúde da mulher Próximo

Ações para prevenção da saúde da mulher

Deixe seu comentário

Geral