logo RCN

Entidades beneficiadas

  • - Solenidade de entrega dos recursos ocorreu no Auditório da Câmara

Instituição repassou recursos do Fundo Social para projetos em várias áreas.

O Fundo Social do Sicoob Crediauc destinou R$ 85.483,70 para 72 entidades, grupos e comunidades da microrregião de Seara. A iniciativa prevê a destinação de 1% das sobras brutas do exercício anterior da Cooperativa e tem como objetivo apoiar e fomentar ações sociais de interesse coletivo.
Em 2025 o Sicoob Crediauc destinou R$ 350 mil para 210 projetos aprovados em toda a área de abrangência. Nas duas unidades de Seara foram 29 entidades contempladas, Itá (24), Xavantina (14), Arvoredo (três) e Paial (dois). O ato simbólico para entrega dos recursos ocorreu na sexta-feira, 8, no Auditório Waldir Tochetto, junto à Câmara de Vereadores de Seara.
De acordo com o 1° vice-presidente da Cooperativa, Neudi Miranda, o cooperativismo de crédito faz a diferença nas comunidades. “Isso só acontece porque nós temos as pessoas que são nossas cooperadas. É graças ao movimento de todo o nosso produtor lá no agro, das pessoas da cidade, das empresas que trabalham conosco, que nos geram sobras e a gente pode devolver um pouco para essas entidades”.
O Fundo Social atende diversos eixos, desde educação, esporte, cultura, saúde e social, até projetos relacionados ao meio ambiente e inovação. Carmem Bisollo, integrante do Grupo de Mães Luz do Luar, destacou a satisfação em ser contemplada com os recursos. “É muito gratificante poder participar desses projetos. Quero agradecer ao Sicoob pelo trabalho e dizer que somos cooperados desde a implantação da agência em Seara. Também parabenizo todas as lideranças que saem de suas casas, deixam seu trabalho, em prol das comunidades. O mundo precisa de pessoas assim”.
Para 2026 a expectativa da Cooperativa é um incremento no montante disponibilizado pelo Fundo Social, já que houve uma alteração no estatuto no que se refere ao percentual destinado. A partir do próximo ano, 2% das sobras brutas do exercício anterior terão essa finalidade. “Ano que vem vamos dobrar ou até triplicar o valor para ajudar às nossas comunidades e entidades. Isso é o mais importante”, ressaltou Neudi Miranda.

Próximo passo

Após inscrição do projeto, aprovação e repasse dos recursos, os contemplados precisam executar os serviços, efetuar o pagamento e fazer a prestação de contas junto à Cooperativa. “Cada entidade tem até dia 30 de novembro para fazer a prestação de contas, entregando nota fiscal e o termo de compromisso assinado. Precisamos ter tudo isso em dia em caso de alguma auditoria interna e externa”, comentou o 1° vice-presidente.

Nasce uma  nova estrela Anterior

Nasce uma nova estrela

Concurso tem finalistas definidas Próximo

Concurso tem finalistas definidas

Deixe seu comentário

Geral