Escola de aniversário
-
- Imagem do início da trejetória da instituição
Educandário da comunidade comemora 90 anos de atuação.
A escola de Caraíba fundada em outubro de 1935 completou 90 anos. De lá para cá, foram várias fases e muita contribuição com a educação local.
De acordo com a atual gestora da Instituição, Angélica Mara Viott Schons, a história da educação no distrito, que anteriormente se chamava linha Paca, denominação inspirada na grande presença deste animal na região, teve início em 1935, com a fundação da primeira unidade escolar. O educandário foi construído no terreno onde hoje funciona o parque infantil da comunidade, próximo à igreja. Era feita de madeira bruta, serrada à mão e coberta por pequenas tábuas doadas pelos moradores. O primeiro professor foi Amantino Paludo.
Em 1962, por meio de um decreto estadual, a instituição passou a se chamar E.E.R.R. Batista Paludo, homenagem a um morador de Caraíba. Nessa época, passou a contar com duas salas de madeira e uma residência em que eram ministradas as aulas no local onde atualmente funciona o educandário.
Com o passar dos anos, a Instituição passou por processos de ampliação e recebeu salas de alvenaria, acompanhando a necessidade de separar as turmas. Hoje, o prédio atende Educação Infantil, Pré -Escola, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). A comunidade também dispõe de um espaço separado, o Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho, destinado às turminhas do Pré I.
Atualmente são 173 alunos matriculados e, a partir deste ano, passou a integrar também a Rede Municipal de Ensino, após processo de municipalização.
A diretora Angélica recorda que, durante muitos anos, a escola foi estadual e, após a nucleação, passou a atender estudantes da rede municipal em regime de gestão compartilhada, situação que perdurou até 2024. “Em determinado momento, cogitou-se o fechamento da instituição na comunidade, no entanto, graças ao esforço de muitas pessoas, o educandário manteve suas atividades e continuou recebendo alunos da sede do município, fortalecendo cada vez mais sua presença local”. Agora, a Instituição de ensino é vista como parte essencial da identidade do distrito, influenciando inclusive o comércio local e reforçando a educação do campo.
Agradecimento
A procura por vagas tem sido crescente, embora seja necessário respeitar o zoneamento escolar. Conforme afirma a direção, o trabalho em equipe, o acolhimento à comunidade e a valorização dos saberes e vivências têm sido pilares fundamentais para o desenvolvimento da escola. “Como diretora, sinto-me feliz e grata por fazer parte desta história. Somos muito gratos pelo apoio recebido da Prefeitura Municipal de Seara, da Secretaria Municipal de Educação e de toda a equipe”, destaca Angélica Schons. A Escola Núcleo Caraíba segue preservando sua trajetória e reforçando seu compromisso com a educação.
Deixe seu comentário