Estradas passam por recuperação e melhorias
-
- Transtornos maiores foram com os entupimentos de bueiros e sistemas de drenagem
Secretarias se mobilizaram para recuperar trechos danificados.
A semana foi marcada por muito trabalho das equipes da Secretaria de Obras da Cidade e do Interior de Seara, após a forte enxurrada que atingiu o município na noite da última sexta -feira, dia 13.
Em poucas horas, foram registrados quase 150 milímetros de chuva em alguns pontos, volume elevado e que provocou diversos transtornos tanto na área urbana quanto nas comunidades do interior.
De acordo com informações da Administração Municipal, estradas ficaram danificadas, valetas transbordaram e tubulações não suportaram o grande volume de água. As equipes atuaram já no fim de semana para minimizar os danos e restabelecer as condições de trafegabilidade.
O diretor de Obras da Secretaria do Interior, Genoir Mariani, explicou que os principais problemas foram registrados em bueiros e sistemas de drenagem. “Tubulações que trancaram, valetas que não venceram a forte chuva. A água escorreu para o meio da estrada danificando as mesmas. Aos poucos nós vamos ajeitando. O pessoal trabalhou de forma intensa nos últimos dias, inclusive no fim de semana, recuperando os pontos principais onde a gente recebeu as reclamações”, destacou.
Ainda segundo ele, todo o município foi atingido, incluindo as regiões da Intendência de Nova Teutônia e de Caraíba e com situações mais críticas registradas. Mariani relatou que conversou com os dois intendentes e que as equipes passaram praticamente por todas as estradas do município realizando limpezas emergenciais.
O diretor lembrou que situação semelhante já havia ocorrido em dezembro do ano passado, quando uma forte chuva também causou danos. “Não tem tubulação que aguenta tanta chuva em curto espaço de tempo. Galhos de eucalipto e folhas acabam trancando os bueiros e a água invade a estrada e estraga o que foi feito”.Apesar dos transtornos, não foram registrados grandes deslizamentos ou barreiras que impedissem totalmente o tráfego. Conforme Mariani, os danos foram pontuais e concentrados principalmente em trechos onde a drenagem não suportou o volume de água.
Compreensão dos usuários
O diretor de Obras da Secretaria do Interior, Genoir Mariani, também pediu a colaboração e paciência dos moradores. “O pessoal tem que entender que a situação é essa e aos poucos vamos recuperando os trechos danificados. Os moradores também podem passar as informações de onde tem alguma tubulação com problema, eles podem informar pelo WhatsApp da prefeitura 3452 1649 e, dentro das possibilidades, a gente vai ver a situação e resolver”, reforçou o diretor. Segundo a Secretaria, os trabalhos continuarão nos próximos dias até que todos os locais afetados sejam devidamente recuperados.
Deixe seu comentário