Influenciadores são destaque nas redes sociais
-
- Rafaella e Luiz Simão são sucesso
“Os viventes” falam sobre cotidiano dos casais e situações do dia a dia com bom humor.
O mercado de influenciadores digitais no Brasil e no mundo vive uma fase de consolidação e crescimento acelerado, transformando-se em uma força econômica relevante dentro da chamada economia da atenção. Impulsionado pela expansão das plataformas digitais e pela mudança nos hábitos de consumo de mídia, esse setor deixou de ser visto como tendência passageira para se afirmar como uma profissão estruturada e também lucrativa.
As diferentes plataformas disponíveis desempenham papel central nesse cenário. Elas não apenas oferecem espaço para a criação de conteúdo, mas também estruturam modelos de monetização por meio de publicidade, parcerias com marcas, programas de afiliados e assinaturas. Parte dos criadores ingressou no segmento inicialmente como um hobby, enquanto outros foram motivados pela tendência e pelo crescimento do setor. Há também aqueles que começaram sem grandes pretensões profissionais. Por outro lado, uma parcela significativa viu na atividade uma alternativa para complementar a renda e suprir necessidades financeiras imediatas. Esta última opção foi o que motivou o casal Luiz Simão Duarte Guedes, 32 anos, e Rafaella Artifon Guedes, 34 anos, de Ipumirim. Com uma abordagem de influencers comediantes, eles vêm conquistando um número crescente de seguidores, que se divertem com vídeos sobre o cotidiano de casais, a vida em família, os fuxicos de vizinhança, os perrengues do dia a dia, entre outras temáticas arrancando boas risadas de quem os acompanha. O estilo próprio, jeito e trejeitos, parte até da própria essência dos personagens, o jeito simpático com o tom irônico e as brincadeiras que também deixam mensagens importantes nas entrelinhas fazem sucesso.
Antes de serem influencers, Rafaella era personal e empresária, já o marido Luiz Simão era coordenador de produção de uma empresa no município. À reportagem do Folhasete, ambos relataram que “a ideia de atuar como influenciadores surgiu em um momento difícil em nossa vida. Em uma crise financeira decidimos começar a postar para buscar uma renda extra”. Hoje, vivem somente do resultado desse trabalho, aliado às vendas no mercado digital, divulgação em parceria com empresas e marcas. “Somos contratados do Facebook e YouTube como criadores de conteúdo”, comentam.
A rotina do casal é cuidadosamente organizada, com dias específicos dedicados à gravação de vídeos e ao programa semanal na TV Concórdia, exibido às quartas-feiras, sempre às 19h. “Conseguimos conciliar tudo isso com a vida de marido e mulher, e de pai e mãe”, afirmam. Atualmente, os “Viventes” de Santa Catarina tem mais de 1,5 milhão de seguidores e 40 mil inscritos no canal do YouTube.
Em relação aos pontos positivos e os desafios desta empreitada, contam que o lado bom “é poder aproveitar vários momentos em família”, já a maior dificuldade “é lidar com algumas críticas”. Referente à escolha dos conteúdos postados, destacam que “roteirizamos tudo e damos vida a piadas antigas, criamos um personagem chamado ‘A vizinha’ e também levamos a sogra para os vídeos”. Em média, Rafaella e Luiz produzem e postam cinco reels por dia.
Incentivo
Apoios e incentivos ajudaram a fortalecer a caminhada dos jovens influenciadores ipumirinenses. Porém, o início, como tudo o que é novo, gerou certo receio. “Antes éramos somente eu e a Rafaella que acreditávamos. Depois de um tempo, introduzimos a sogra e tem também vídeos com a minha mãe”, declarou Luiz Simão. Agora, a família abraçou a iniciativa, gosta de gravar e se diverte muito. Questionados sobre os sonhos e ambições que os movem, Rafaella e Luiz Simão afirmam que o grande desejo é a independência financeira para poder ajudar a família, bem viver e auxiliar outras pessoas. “Nós sempre sonhamos com o simples, que é a nossa família unida e cheia de saúde. Esse sim, é o maior de todos os nossos sonhos”. Quem quiser segui-los nas redes sociais pode acessar o Instagram nos endereços @viventeoficial e @aviventeoficial, no Facebook e Youtube @osviventes.
Deixe seu comentário