logo RCN

Melhorias no acesso a Nova Teutônia

  • - Mais de 600 toneladas de asfalto para melhorar o pavimento no primeiro trecho

Trabalhos no primeiro trecho devem ser concluídos no fim deste mês.

Estão em andamento as obras de recuperação da pavimentação asfáltica da estrada de acesso ao distrito de Nova Teutônia, conhecida como “Rodovia das Borboletas”. O valor da obra é de R$ 852.008,94, recursos próprios da Administração Municipal de Seara.
A obra tem como objetivo melhorar a trafegabilidade no interior de Seara. O projeto foi dividido em etapas e em dois trechos. O primeiro, já em fase final, parte da SC-283 até a comunidade de Sagrado Coração. A etapa inicial do primeiro trecho consistiu na demarcação e recorte do asfalto danificado. A segunda parte, executada pelas equipes da prefeitura, envolveu a remoção da base antiga e a aplicação de nova estrutura com pedras e brita. Já a terceira fase, iniciada na semana passada, está sob responsabilidade das empresas Via Asfalto e da Terramax, que executam a aplicação e compactação da nova camada asfáltica. Já foram usadas 375 toneladas de asfalto, restando mais 275 toneladas a serem aplicadas.
Além disso, estão sendo realizados trabalhos paralelos de manutenção de sarjetas e roçada das margens, com o objetivo de garantir durabilidade e segurança para quem trafega pelo local. Segundo o prefeito de Seara, Beto Gonçalves, a intervenção é criteriosa e com reforço estrutural em pontos críticos. “Estamos fazendo um trabalho para que esses trechos realmente não voltem a apresentar problemas. Em alguns locais foram necessárias até cinco cargas de pedra para garantir uma base sólida, com drenagem eficiente”, explicou. Beto ressaltou que “a obra é complexa, até mais do que a gente imaginava. Deve ser usado mais material do que o previsto”. 
Após a conclusão da parte até a comunidade Sagrado Coração, serão iniciadas as melhorias até Nova Teutônia. Além da importância para a mobilidade, a recuperação da rodovia também visa fortalecer o turismo na região. “Nova Teutônia abriga pontos de destaque, como o Museu Entomológico Fritz Plaumann, a Casa de Memória Viúva Nute e a própria casa do entomólogo. Há um trabalho de divulgação em andamento para atrair mais visitantes, especialmente no período da floração das cerejeiras, em agosto”, argumentou o prefeito. A expectativa é que a recuperação total do primeiro trajeto aconteça até o fim deste mês.
Inaugurada em 2 de abril de 2012 pelo então governador Raimundo Colombo, a pavimentação asfáltica partindo da SC-283 até Nova Teutônia possui 11,1 quilômetros de extensão e teve, na época, um investimento de R$ 8.194.926,97. Os recursos para o asfaltamento foram do Programa de Pavimentação de Estradas Rurais, implantado em 2009 pelo Governo do Estado. 

Ações

O prefeito Beto Gonçalves também destacou que já foram instaladas placas e melhoradas toda a sinalização no Contorno Viário de Seara. Em parceria com o Governo do Estado é buscada a construção de uma área de escape para caminhões. “O Estado solicitou a autorização dos proprietários de terra para que seja feira essa intervenção. As autorizações já estão todas prontas. A gente já está colhendo as assinaturas e faltam apenas alguns detalhes para encaminhar isso tudo para o Estado”. Beto ressaltou que “o objetivo é salvar vidas. Sabemos que não resolveremos o problema por completo, mas se conseguirmos evitar ao menos uma tragédia, todo o esforço terá valido a pena”.

Festa em Honra a São Cristóvão em Rui Barbosa Anterior

Festa em Honra a São Cristóvão em Rui Barbosa

Duas profissões indispensáveis Próximo

Duas profissões indispensáveis

Deixe seu comentário

Geral