Inicia a vacinação contra a dengue

-
- Dona Darciane levou o filho Diego para receber a primeira dose
PROTEÇÃO Municípios da região da Amauc começaram imunizar as crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos. Primeira remessa da vacina tem pouco mais de 1,7 mil doses.
Na segunda-feira, 19, Seara iniciou a imunização contra a dengue. A cidade recebeu nesta primeira leva 210 doses da vacina. A secretária municipal da Saúde, Luciane Culimann, informou que o público -alvo são as crianças e adolescentes entre 10 anos até 16 anos, 11 meses e 29 dias.
O imunizante será aplicado enquanto houver quantitativo disponível. A secretária enfatizou que a dengue é uma doença grave, que debilita bastante o paciente, podendo levar a óbito. E fez um apelo para que a população tome os devidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
As aplicações são feitas de segunda a sexta -feira no ESF1 (bairro Industrial), ESF2 (São João), ESFs 4 e 5 (Centro de Saúde) e nas UBSs de Caraíba e Nova Teutônia, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. No posto do bairro São João, nas quartas-feiras o horário de atendimento é estendido até às 19h30. Lembrando que às quintas-feiras não há atendimento no distrito de Teutônia. Para receber a dose contra a dengue é preciso levar o Cartão SUS e a Carteirinha de Vacinação.
A reportagem do Folhasete acompanhou a vacinação realizada nesta primeira semana. O searaense Diego Pellizzaro, 12 anos, recebeu a vacina na última terça-feira. Consciente da importância da imunização, afirmou que “é uma proteção”. Disse ainda que “foi rápido e não doeu”. A dose foi aplicada no ESF2. O adolescente esteve acompanhado pela mãe Darciane dos Santos, que ressaltou a importância do ato. “Nós, pais, temos o dever de levar nossos filhos para vacinar. É uma forma de protegê-los da doença e de evitar a disseminação do vírus”.
A Gerência Regional da Saúde de Concórdia informou que a região foi contemplada com 1.720 doses de vacina contra a dengue nesta primeira remessa do imunizante. A reposição será realizada de forma periódica, dependendo da demanda. Entre os municípios beneficiados, Concórdia recebeu 950 doses, enquanto Seara foi contemplada com 210 unidades. Alto Bela Vista e Presidente Castello Branco receberam cada um 10 doses. Arabutã recebeu 50, Ipira, 40, Ipumirim 80, Irani 120, Itá 80, Lindóia do Sul 40, Peritiba 30 e Xavantina foi contemplada com 40 doses.
Deixe seu comentário