logo RCN

Telefonia segue liderando a lista

  • - Operadora Oi recebeu 145 queixas no ano passado através do Procon

Setor é o que mais recebeu reclamações dos consumidores em 2024 na região

Em 2024, somente através do sistema, o Procon Regional de Seara registrou 875 reclamações. Mantendo a tradição, foram os serviços de telefonia os campeões nas queixas mais uma vez.
Defender os direitos do consumidor é o papel do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Mediar a resolução de conflitos de forma extrajudicial e gratuita entre consumidores, empresas e consultas de serviços são algumas das atribuições do órgão, que é público. Além disso, o Procon oferece orientações sobre questões relacionadas ao consumo e adota medidas administrativas para combater práticas abusivas. Trata-se de uma ferramenta importante e acessível às pessoas.
Conforme o balanço repassado pela coordenadora do Procon de Seara, Andréia Muller, as operadoras Oi, TIM e Claro receberam 145, 128 e 35 atendimentos cada respectivamente. Na sequência dos serviços que lideraram os registros feitos pelos consumidores estão as agências de crédito, na segunda posição do podium, com 16 reclamações, e em terceiro ficaram as empresas fornecedoras de sinais de internet, com 14 atendimentos.
Andréia relata que as reclamações por telefone e através de e-mail não são registradas no sistema. Elas totalizaram 350 queixas no ano passado. “Além disso, recebemos todos os dias cerca de 15 a 20 solicitações de informações, onde a pessoa nos relata seu problema para receber orientação. Algumas, por não ter relação de consumo, são direcionadas ao Judiciário”.
A coordenadora informou que houve solução em mais de 90% das intermediações. “Obtivemos sucesso na solução de pelo menos 93% das reclamações e denúncias”. Ela destaca que no caso de problemas com o comércio local, por exemplo, a busca é sempre por uma negociação.
O Procon Regional de Seara é responsável pelos municípios de Seara, Paial, Arvoredo, Itá e Xavantina. “Para este novo ano esperamos a implantação do novo sistema pelo Procon Estadual, o qual está estudando essa situação no momento, para melhorar ainda mais a prestação dos serviços aos consumidores da região”.
O Procon Estadual registrou mais de 100 mil atendimentos, em diversas modalidades, em 2024. No total foram 104.483 reclamações, consultas e denúncias feitas de maneira online pelo site, presencial na sede do Procon SC, por fiscais, através do Zap Denúncia e atendimentos telefônicos através do número 151. A grande novidade do ano foi o lançamento do serviço Zap Denúncia, em julho deste ano, que permite ao consumidor realizar denúncias (não reclamações) diretamente pelo WhatsApp. Basta enviar mensagem ao número (48) 3665-9057 com as provas - fotos, vídeo, áudio e texto que descrevam a situação.


Campeões


Gigante do comércio eletrônico têxtil que atende a todo o Brasil, a Yeesco, localizada em Brusque, foi a campeã de reclamações formais apenas no Procon Santa Catarina A empresa também lidera o ranking do Zap Denúncias. Todas as queixas são sobre mercadorias não entregues. Na sequência aparecem Vivo Telefonica, Banco Pan, Claro, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Banco Santander, Celesc, Magazine Luiza e Banco BMG.

Searaense será ordenado padre Anterior

Searaense será ordenado padre

Nova sede em construção Próximo

Nova sede em construção

Deixe seu comentário

Geral