logo RCN

Searaense será ordenado padre

  • - Maurício rezará a primeira missa em Seara

Celebração ocorrerá na Igreja Matriz São Daniel, dia 8 de fevereiro

Nascido em 18 de março de 1997 no Hospital São Roque de Seara, Maurício Luís Zagonel será ordenado padre no sábado, dia 8 de fevereiro. O evento será às 18h, na Igreja Matriz São Daniel, em Seara.
A ordenação será conduzida pelo bispo de Caçador, Dom Cleocir Bonetti. A primeira missa será no dia seguinte, às 9h no mesmo local.
O futuro padre, filho de Jair Luís Zagonel (in memoriam) e Janete Ana Bergamin Zagonel, cita que teve uma motivação especial que o fez entrar para o Seminário. “O primeiro momento foi aos meus 11 anos, um retiro que participei em Xaxim, onde tive meu encontro com Jesus na Eucaristia. Foi o chamado pessoal, por assim dizer. Os padres que atuavam aqui na época, Salezio Guarezi e Airton Maltauro, me incentivaram. Durante três anos fiz encontros vocacionais na Diocese de Chapecó”.
Maurício estudou da 1ª até 4ª série do Ensino Fundamental na EEB Seara e da 5ª série até o Ensino Médio na Rosina Nardi. “Ajudei no bairro São João, onde fui catequista, ministro e coordenador de catequese. Também auxiliei a Paróquia nas animações das celebrações, onde tocava violão, além de ajudar nos cantos nas comunidades. Em 11 de fevereiro de 2015 entrei para o Seminário em São Paulo na Congregação dos Missionários de Nossa Senhora de Salette”.
Em 2016 o futuro sacerdote iniciou o curso de Filosofia na Faculdade Paulus de Comunicação e Tecnologia. “Em 18 de maio de 2018 meu pai veio a óbito em decorrência de um câncer. Naquele ano fiquei em Seara para ajudar a família. Depois, retornei e concluí o curso em 2019. De julho até dezembro de 2019 morei em União da Vitória (PR) ajudando a paróquia local. Em 2020 fui morar em Marcelino Ramos (RS). Lá fiz o ano canônico do noviciado, que é um período interno de formação e oração da Congregação”.
Em 2021 Maurício Zagonel iniciou a Teologia em Curitiba, na Pontifícia Universitária Católica do Paraná. “Concluí em 14 de dezembro de 2024. Me ordenei Diácono no dia 4 de agosto de 2024 em Marcelino Ramos, onde resido atualmente, e auxilio nos trabalhos pastorais. A nossa transferência sai somente no fim de janeiro, daí saberei onde vou exercer o meu ministério sacerdotal”.
Maurício também falou sobre o porquê de se ordenar em Seara. “Tenho minha mãe, irmã e avô aqui. Ou seja, é a minha terra natal, onde fiz várias amizades. Agradeço ao ex-pároco de Seara, José Tarcizio Hentz, ao agora pároco Itamar Belebom, a todos os funcionários da Paróquia que nos auxiliam neste trabalho e a todos que estão envolvidos nos trabalhos da ordenação. Também minha gratidão ao arcebispo da Diocese de Chapecó, Dom Odelir José Magri, por permitir ao bispo Cleocir presidir a celebração”.


Ordenação


O searaense Maurício Luís Zagonel convida a todos para a sua ordenação no dia 8 de fevereiro. “Será um momento bonito. Trabalharei para o povo de Deus. Também no dia 9, às 9h, presidirei a Eucaristia em minha primeira missa. Toda a comunidade está convidada a participar. Padre é aquele que serve e está a serviço das pessoas. Desde já deixo a minha saudação fraterna, um bom 2025 e que Deus abençoe a todos”, finalizou.

Dupla estreia na quarta-feira Anterior

Dupla estreia na quarta-feira

Telefonia segue liderando a lista Próximo

Telefonia segue liderando a lista

Deixe seu comentário

Geral