logo RCN

Uma trajetória de sucesso

Andressa Baseggio formou-se no IFC e hoje é doutora e professora na Unicamp

Andressa Baseggio, 33 anos, é natural de Concórdia. Doutora e professora concursada na área de Alimentos e Nutrição, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Neste ano também esteve nos Estados Unidos, participando de um projeto que estuda o papel da dieta nas doenças raras, em um Hospital vinculado a Universidade de Harvard.
A trajetória de sucesso da jovem concordiense, de origem simples e humilde, é o tema dessa reportagem do Folhasete. Com muito esforço e dedicação, Andressa trilhou o caminho para a realização dos seus sonhos.
Formada em 2008 no Curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia, ela ressalta a contribuição da escola pública em sua formação acadêmica. “O IFC foi a minha porta de entrada para o mundo. Ele transformou o meu modo de sonhar, se assim posso dizer. Foi através do incentivo de professores e colegas que descobri possibilidades que eu não enxergaria. Eu tenho muito orgulho de ser egressa dessa instituição de excelência e ver toda a evolução e importância do IFC para Concórdia e região”.
A escolha por Nutrição na faculdade, foi influenciada pelo Ensino Técnico. “Minha aptidão para a área de alimentos também. Eu comecei a me envolver com pesquisa ainda no IFC. Na época, apresentamos nosso trabalho na Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), em Camboriú. Além da oportunidade de pesquisa, essa visita me marcou pessoalmente: foi a primeira vez que eu vi o mar”, conta Andressa. “Desde esse projeto e com o apoio de professores, como o Antonio Carlos Espit e a Sheila Crisley de Assis, começou o encantamento com a ciência. Prestei o vestibular para a UFSC no final do Ensino Médio, e recebi a notícia da minha aprovação em uma ligação telefônica de alguém que sempre torceu por mim: o professor Espit. Além disso, a professora Sheila contribuiu com minha inserção na pesquisa na UFSC desde meu ingresso lá, pois ela estava cursando doutorado na época”.
As especializações vieram anos mais tarde. Andressa fez mestrado e doutorado na Unicamp. No ano passado prestou concurso público para o cargo de professora e foi aprovada. “Eu me sinto bastante motivada e realizada em ser docente na Unicamp. Vejo a Instituição como um espaço plural e muito voltada ao desenvolvimento social, o que é muito importante. Espero poder contribuir com a formação de nutricionistas humanizados e éticos, que possam acolher e ser empáticos no exercício profissional”.

Exemplo

À reportagem do Folhasete, Andressa Baseggio destaca que “a gente nunca deve esquecer de onde veio, não perder essa essência. Muitos dos caminhos que sigo na Nutrição vem dos ensinamentos de meus pais, da cozinha e da horta. E claro, muitas vezes precisamos nos reinventar. Os caminhos às vezes não são fáceis, mas quando estamos dispostos, cruzam com pessoas de bem. Essas se tornam nossa referência e o exemplo arrasta”.

1º de maio - Data remete às lutas da classe Anterior

1º de maio - Data remete às lutas da classe

Municípios recebem 32% menos recursos Próximo

Municípios recebem 32% menos recursos

Deixe seu comentário

Geral