Caça ao mosquito Aedes aegypti
A captura de três mosquitos Aedes aegypti em Seara na última quinta-feira deixou a cidade em alerta.
Ontem, o dia amanheceu com uma grande mobilização realizada por fiscais da vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e agentes de endemia. O trabalho, aconteceu em parceria entre Estado e município, foi comandado pelo biólogo Felipe Gimenez, da Secretaria de Estado da Saúde.
Os insetos foram localizados na região central do município. Uma área de 300 metros ao redor dos focos do mosquito foi delimitada. Os fiscais visitaram casas e empresas, vistoriaram terrenos e averiguaram locais que poderiam abrigar o Aedes aegypti. O secretário municipal da Saúde, Odair Felippe, orienta a população especialmente em relação à água parada. "Peço que cada um tire cinco minutos por dia para verificar a situação em sua casa", argumentou.
O biólogo Felipe Gimenez informou que os mosquitos encontrados em Seara foram levados a Concórdia para análise. "Posso confirmar que é o Aedes aegypti. Agora precisamos verificar se ele está contaminado com o vírus. Independente do resultado, a população precisa estar alerta e colaborar com as equipes", destacou. Gimenez enfatiza que o município está numa região de risco. "Por aqui passa um grande número de caminhões. Era praticamente impossível que o mosquito não estivesse na cidade. Felizmente conseguimos identificá-lo".
O trabalho terá continuidade na próxima segunda-feira. Felipe Gimenez estimulou inclusive as pessoas a denunciarem locais suspeitos que possam facilitar a proliferação do mosquito, que transmite dengue, chikungunya e zika vírus.
Deixe seu comentário