Campanha de imunização atinge os objetivos
-
- Seara conferiu mais de 700 carteirinhas de vacinação neste período
Atualização das cadernetas de vacinação foi encerrada ontem em Seara.
Iniciada no último dia 14, a Campanha Nacional de Multivacinação encerra hoje em Santa Catarina. Em Seara, a mobilização encerrou ontem.
O público-alvo eram crianças e adolescentes menores de 15 anos. No total, 17 vacinas foram disponibilizadas, que protegem contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras.
Conforme a gerente de Saúde de Seara, Luciana Maier Gagiola “os pais que não conseguiram acessar as unidades de saúde devem procurar os postos do Centro (ESFs 4 e 5) e a unidade do ESF 1, no bairro Industrial. Os postos de Caraíba e Nova Teutônia também realizam vacinas”. O Dia D, realizado no sábado, 21, teve grande procura. “Foram atendidas até ontem mais de 700 pessoas e mais de 300 doses de vacinas foram aplicadas. Estar com a vacinação em dia é fundamental e imprescindível, além de ser um direito da criança”.
Exigência
Em Santa Catarina, a caderneta de vacinação consta como documento obrigatório para as matrículas e rematrículas. Porém, neste ano, segundo a secretária municipal da Educação, Fabiana Mariani, houve uma alteração. “Agora é exigido o atestado da Secretaria da Saúde de que a criança tenha as vacinas em dia. Não é mais a carteira de vacinação. Os pais, então, devem buscar o posto mais próximo de sua residência com a máxima antecedência para conferir se está tudo em dia. Só com esse atestado é que podemos efetivar a matrícula”. Com relação à Covid, Seara tem neste momento um caso ativo.
Deixe seu comentário